V Fórum

Impactos Ambientais e Econômicos das Espécies Invasoras

CONHECER E MONITORAR A BIODIVERSIDADE ATRAVÉS DO DNA AMBIENTAL (eDNA)

Evento Online

data a ser confirmada: novembro/dezembro de 2021
08:30 – 17:00

A Biodiversidade é essencial para a manutenção de sistemas naturais saudáveis, em equilíbrio e para assegurar sua resiliência. A maioria das ameaças à diversidade dos sistemas naturais advém de ações humanas como a ocupação e os usos de terras e oceanos, a poluição das atividades industriais e do uso de combustíveis fósseis, a exploração intensa de sistemas e biomas, e a dispersão de espécies invasoras, entre outros.

Durante a ECO-92 foi estabelecido pela ONU (Organização das Nações Unidas) a Convenção sobre Diversidade Biológica (CBD), um dos mais importantes tratados sobre o meio ambiente.Esse pacto das nações defende a diversidade biológica, o uso sustentável da biodiversidade e a repartição justa e equitativa dos benefícios provenientes da utilização dos recursos genéticos – e se refere à biodiversidade em três níveis: ecossistemas, espécies e recursos genéticos.

Hoje, quase 30 anos após o início desse debate, a sociedade humana ainda tem dificuldades para conhecer e monitorar a biodiversidade de forma célere, em todos os seus níveis, tendo em vista o contexto de urgência imposto pela grave crise ambiental que vivemos. Desta forma, todas as ferramentas que possam potencializar e dinamizar esses processos são extremamente bem-vindas. A utilização da Biologia Molecular tem evoluído rapidamente na identificação de espécies através da análise do DNA ambiental (eDNA).

Nesta quinta edição do Fórum de Discussões sobre Espécies Invasoras, vamos debater sobre as várias facetas da utilização do DNA para o conhecimento e monitoramento da biodiversidade, e também sobre as inovações em bioengenharia do DNA.

Entre novembro e dezembro de 2021, em data ainda a ser confirmada, será realizada a quinta edição do Fórum de Discussão “Impactos Econômicos e Ambientais de Espécies Invasoras” realizado pelo Centro de Bioengenharia de Espécies Invasoras (CBEIH). Nesta edição, o tema do evento será: Conhecer e Monitorar a Biodiversidade através do DNA Ambiental (eDNA).

Mais Informações serão divulgadas em Breve.