IV Fórum

Impactos Ambientais e Econômicos das Espécies Invasoras

INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS IMPULSIONADAS PELAS INVASÕES BIOLÓGICAS

Evento Online

15 a 18 de março de 2021
08:30 – 17:00

Organismos invasores causam impactos negativos nos ecossistemas aquáticos de todo o planeta, afetando o meio ambiente, as comunidades e a economia. As inúmeras atividades humanas que usam os cursos d’água contribuem para a dispersão destas espécies pelos oceanos e bacias hidrográficas, produzindo complexas consequências em toda a biosfera. Políticas de erradicação de espécies invasoras têm sido questionadas, podem ter sucesso em casos muito especiais mas são de difícil execução e, via de regra, mascaram novos problemas ambientais decorrentes do processo. Debater idéias, teorias e experiências de manejo associando a Indústria e a Academia é indispensável. Neste panorama é válido perguntar: podemos aprender com as espécies invasoras? Elas podem ser úteis para a sociedade humana?

Entre os dias 15 e 18 de março foi realizada a quarta edição o Fórum de Discussão “Impactos Econômicos e Ambientais de Espécies Invasoras” realizado pelo Centro de Bioengenharia de Espécies Invasoras (CBEIH). Nesta edição, o tema do evento foi o das Inovações Impulsionadas pelas Invasões Biológicas.

Desde a primeira edição, em 2014, o Fórum conta com a participação de pesquisadores, indústria, e estudantes e empresas e discute a questão das espécies invasoras com abordagem complexa, sistêmica e multidisciplinar. 

Nesta edição, serão discutidas as tecnologicas e inovações surgidas ou impulsinadas pelas invasões biológicas. As palestras e mesas redondas terão a participação de grandes nomes nacionais e internacionais em temas como Ecologia, Bioengenharia, Biomimética, Robótica, Biologia Molecular, Biomateriais, Invasões Biológicas, Antropologia e Sociedade, entre outros.

Entre esses nomes, destacamos a seguir:

Professor Dr. Stanislav N. Gorb

Dr. Gorb é coordenador do Grupo Functional Morphology & Biomechanics (Morfologia Funcional e Biomecânica) na Kiel University (Alemanha). Sua pesquisa se concentra na morfologia, estrutura, biomecânica, fisiologia e evolução dos sistemas funcionais relacionados à superfície em animais, bem como no desenvolvimento de superfícies e sistemas tecnológicos inspirados biologicamente. Dr. Gorb é autor de quatro livros, mais de 200 artigos em periódicos revisados por pares e quatro patentes. Seus prêmios incluem Prêmio de Ciência da Associação de Doadores para a Promoção da Ciência e Humanidades na Alemanha (Stifterverbandpreis für die Deutsche Wissenschaft), Prêmio de Ouro de Design do Fórum Internacional e Prêmio Materialica “Best of”. É membro da Academia de Ciências e Literatura de Mainz e da Academia Nacional de Ciências Leopoldina e editor da revista Zoology (Elsevier).

Professora Dra. Patricia Howard

Dra. Howard é Professora da Universidade de Wageningen e Professora Honorária da Universidade de Kent, bem como Coordenadora do Capítulo 6 para Avaliação Global de Espécies Exóticas Invasoras do IPBES. Desde 2008 lidera uma iniciativa de colaboração científica e política em andamento sobre Adaptação Humana à Mudança da Biodiversidade. O Projeto de Adaptação Humana à Mudança da Biodiversidade, baseado na Escola de Antropologia e Conservação da Universidade de Kent, apresenta a adaptação humana à mudança da biodiversidade como uma questão de política científica, onde a adaptação implica mudanças na gestão da biodiversidade e nos regimes de uso de recursos relacionados.

Professor Dr. Matthew J. Harrington

Dr. Harrington é Professor Associado no Departamento de Química da Universidade McGill,  Pesquisador Tier 2 do Canadá e co-diretor do Instituto McGill de Materiais Avançados (MIAM). Em 2008, recebeu seu Ph.D. da University of California, Santa Barbara, no laboratório de J. Herbert Waite, seguido por uma bolsa de pós-doutorado Humboldt no Instituto Max Planck de Colóides e Interfaces no Departamento de Biomateriais, onde mais tarde foi líder de grupo de pesquisa de 2010 a 2017. Sua pesquisa é focada em compreender as relações de propriedade bioquímica na função e formação de materiais biológicos e aplicação de princípios de design extraídos para o desenvolvimento e produção sustentável de materiais bioinspirados.

Professor Dr. Jordan H Boyle

Dr. Boyle é professor da Universidade de Leeds na área de Sistemas de Engenharia no departamento de Engenharia Mecânica, e integra o iDRO – Instituto de Design, Robótica e Otimização e o Grupo Real Robotics UK. Sua pesquisa na área de robótica é focada no desenvolvimento de robôs bioinspirados, com foco específico em Controle e Mecânica da Locomoção. Alguns de seus principais trabalhos envolvem a modelagem da base neuro-mecânica para locomoção do Nematóide C. elegans, em colaboração com a área de biologia experimental. Jordan Boyle é graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade da Cidade do Cabo (África do Sul) e Doutor pela Escola de Computação da Universidade de Leeds (Reino Unido).

Dr. Gabriel Antonio Minero

Dr. Minero é especialista em Biotecnologia e Desenvolvimento de Ensaios, em particular para Pesquisa e Diagnóstico de Ácidos Nucleicos, com o objetivo principal de fundir abordagens científicas e industriais para Tecnologia da Saúde. Atualmente trabalha em um projeto sobre sondagem de DNA extracelular em biofilmes no Centro Interdisciplinar de Nanociência em Aarhus (Dinamarca).

Dr. Rubens Lima do Monte Neto

Pesquisador do Instituto René Rachou (IRR/Fiocruz Minas). É Biólogo, Mestre e Doutor em Farmacologia, respectivamente pela UFPB (2007) e UFMG (2011). Realizou estágio doutoral e pós-doutoral no Centro de Pesquisas em Infectologia do Centro Hospitalar da Université Laval, Québec, QC, Canada. Foi pesquisador visitante na Faculté de Médécine Vétérinaire – Université de Montréal, Saint-Hyacinthe, QC, Canada. Foi bolsista jovem talento (BJT-A programa Ciências sem Fronteiras) e grantee do Instituto Serrapilheira. Desde 2019 tem investido em programas de empreendedorismo, liderando projetos que se destacaram em programas como: InovaLabs (Biominas Brasil e Fiocruz); Programa Inova, produtos inovadores (Fiocruz); Centelha/MG (MCTI/Finep/Fapemig); Lemonade16 (Fundep/UFMG) e Programa de Desenvolvimento de Negócios (Biotechtown). Atua principalmente em projetos de pesquisa envolvendo a descoberta de fármacos antileishmania; diagnóstico molecular e o desenvolvimento de vacina contra as leishmanioses.

Dr. André Lincoln Barroso de Magalhães

Biólogo e Doutor em Ecologia, Conservação e Manejo de Vida Silvestre, foi professor do ensino superior privado e federal e atualmente é professor do mestrado em Tecnologias para o Desenvolvimento Sustentável na Universidade Federal de São João Del Rei (campus Alto Paraopeba) lecionando a disciplina Conservação Ambiental. Tem experiência em ecologia reprodutiva e estabelecimento de invertebrados e vertebrados não-nativos de água doce, Ecologia da Conservação com ênfase na ecologia e impactos ambientais como mudança na estrutura de comunidades, homogeneização e diferenciação biótica provocados por espécies não-nativas. Também tem experiência em construção e análise de modelos de risco de invasão e política ambiental relacionada à espécies não-nativas aquáticas.

Programação

15/03/21 – Bioinspiração & Biomimética

08:30 – 08:45 Abertura e Boas-vindas Dr. Paulo Santos Assis
08:45 – 09:00 Boas-vindas da Cemig Rafael Augusto Fiorine (Cemig)
09:00 – 09:40 Bio-inspired Swarm Robots: a Potential Solution for Environmental Monitoring Dr. Jordan H. Boyle
09:40 – 10:00 Tecnologia inspirada pela Natureza: Materiais, Biomimética e A-Life Dra. Gabriela Rabelo Andrade
10:00 – 10:50 Fly on the Ceiling: Biological and Biomimetic Attachment Devices Dr. Stanislav Gorb
11:00 – 12:30 Mesa Redonda I: Biomimética Dr. Stanislav Gorb
Dr. Jordan Boyle
Dra. Gabriela Andrade
Mediação: Clara Carvalho

 

16/03/21 – Bioengenharia & Materiais Biológicos

09:00 – 09:30 Aspectos Físico-Químicos da Concha do Mexilhão-Dourado Dr. Antonio Valadão Cardoso
09:40 – 10:00 The Golden Mussel Filter Feeding: Highlighting the Mechanism of Particles’ Capture and Selection Dr. Erico Tadeu Fraga Freitas
10:00 – 10:50 The Formation and Function of Mussel Byssus Dr. Matthew Harrington
11:00 – 12:30 Mesa Redonda II: Bioengenharia e Materiais Biológicos Dr. Matthew Harrington
Dr. Antônio Cardoso
Dr. Erico Freitas
Mediação: Amanda Moreira

 

17/03/21 – Biologia Molecular

13:00 – 13:40 Avanços Recentes dos Testes de DNA Aplicáveis em Campo Dr. Rubens Lima do Monte Neto
13:40 – 14:00 Detecção Molecular de Espécies Invasoras: Avanços e Desafios Tecnológicos Me. Rayan Silva de Paula
14:00 – 14:40 Integrated Capture, Amplification and Detection of Pathogen Nucleic Acids using Magnetic Biosensor Dr. Gabriel Antonio Minero
15:00 – 16:30 Mesa Redonda III: Biologia Molecular Dr. Gabriel Minero
Dra. Mariana Reis
Dr. Rubens do Monte
Dr. Rayan de Paula
Mediação: Clara Carvalho

 

18/03/21 – Ecologia & Sociedade

09:00 – 09:40 Na era da iBioinvasões: YouTube revela introduções aquáticas não reveladas no Brasil Dr. André Lincoln Barroso de Magalhães
09:40 – 09:55 Mexilhão-Dourado: Entrada ou Prato Principal para Espécies de Peixes Neotropicais? Dr. Daniel Melo Rosa
09:55 – 10:10 Degradação Ambiental e Invasões Biológicas Dr. Newton Pimentel Ulhôa Barbosa
10:10 – 11:00 Adapting to Invasive Species – Pathways, Feedbacks, and Adaptive Co-management Dra. Patricia Howard
11:00 – 12:30 Mesa Redonda IV: Ecologia e Sociedade Dra. Patricia Howard
Dr. André Magalhães
Dr. Fabiano Silva
Dr. Daniel Rosa
Dr. Newton Barbosa
Mediação: Dra. Gabriela R. Andrade

Vídeos